terça-feira, 28 de outubro de 2014

O que você está aplaudindo?

Não interessa se você diz que é só brincadeira. E não é verdade que se trata apenas de “liberdade de expressão” – é liberdade de “expressão criminosa”. Isso, levando-se o teor da lei às últimas consequências, é incitação ao crime. Com penas previstas.

Mas sei que nada disso é levado a sério por quem nutre simpatias pelo racismo, pela misoginia, pela violência de Estado, pelo golpe. Nada disso é levado a sério por quem se sente superior a outros por questões econômicas ou heranças biológicas. Qualquer recusa de aceitação a esse comportamento é vista como motivo de riso, de condescendência – pois o pensamento retrógrado é arrogante e sua fantasia é exterminar tudo o que possa ser diferente e contrário a seus referenciais. 

No mínimo, retrógrados têm a certeza de que opiniões contrárias às suas, “desviantes” daquilo que se convenceram que seja a verdade, só existem para sua diversão, seu desprezo, seus circenses cotidianos. Os descontentes, que sejam tirados do caminho: por exílio, separatismo ou extermínio. 

Exagero? Com uma boa dose de Engov, basta ouvir ou ler, por alguns minutos, o que têm a exprimir retrógrados e retrógradas que se sentem pessoalmente atingidos quando o contexto histórico não corresponde às suas pequeninas vontades cotidianas. Deste ponto até a convocação das ideias mais baixas em termos de convívio social é um passo. Bem pequeno. Como se enxergam como perfeitos, e como geralmente lhes falta conhecimento, não percebem (e não querem perceber) a que se associam, a que ideias se filiam, historicamente falando.

Assim, retrógrados e retrógradas, o que vocês dizem não é o que deve ser dito mas ninguém tem coragem de fazê-lo. Até por que, trata-se da mais pura covardia anônima, que vem em bando. Nada tem de coragem. Pavimenta o que há de mais baixo no mundo, mais obscurantista e sórdido. Vocês não são portadores de uma opinião política que deve ter lugar numa democracia. Vocês cultivam ódio, estupidez e violência. A opção pelo não raciocínio. Pelo rastejar. Quase um século atrás, vocês estariam aplaudindo isto: