sábado, 27 de dezembro de 2014

Wand News: a governabilidade petista

por Jornalismo Wando


Enquanto Lobão e seus parceiros de luta da nova direita acusam Dilma de comandar uma ditadura comunista, a esquerda e parte da militância petista acusam-na de compor um governo reacionário.
É que a presidenta escolheu ministros conservadores cercados de polêmicas.

Vejamos alguns nomes que estão formando o novo time de Dilma:
Agricultura: Katia Abreu (PMDB) - apesar de ser representante do agronegócio e fã de Reinaldo Azevedo, a peemedebista já acusou Rodrigo Constantino de “reacionário”, “terrorista” e “fascista”. Depois da indicação de Dilma, Katia passou a ser considerada uma "traidora" pelos ruralistas. Uma camaleoa que se adapta muito bem ao tropicalismo da política nacional. 

Cidades: Gilberto Kassab (PSD) - ex-prefeito de São Paulo que já foi oposição ao governo, mas hoje é aliado e diz que não é de direita, nem de esquerda, nem de centro. Mas todo mundo sabe que é de direita. 

Educação: Cid Gomes (PROS) - apesar de ter feito bom trabalho na área quando comandou a prefeitura de Sobral (CE), o ministro do PROS quando governador Ceará soltou essa: "Professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro" - uma frase normal se não tivesse sido dita em meio a uma discussão salarial com professores. 

Pesca: Helder Barbalho (PMDB) - vice-presidente do PMDB, filho de Jader Barbalho e acusado pelo MP de desvio de verbas quando era prefeito. 

Esportes: George Hilton (PRB) - pastor da Igreja Universal e deputado conhecido pela defesa da “família tradicional”. Foi expulso do PFL após ser flagrado num aeroporto com 11 malas contendo R$600 mil doados por fiéis. O Ministério dos Esportes entrou na cota de Edir Macedo em pleno ano de Olimpíadas.

Não há como negar o forte aroma de chorume que vem dos novos ministérios de Dilma. Mas o espanto exagerado de certo setores da esquerda também não fica muito atrás. Até parece que estamos diante de uma grande novidade.

Vejamos: Dilma se reelegeu por uma coligação composta pelos seguintes partidos: PCdoB, PMDB, PSD, PP, PR, PRB, PDT, PROS e PQP. Ou seja, uma coalizão majoritariamente conservadora, que faz o governo pender muito mais pro centro do que pra esquerda. Parece que o tal bolivarianismo governista só existe mesmo na cabeça dos reacionários mais complicadinhos e de esquerdistas mais sonhadores 

Juntos, PT, PDT e PC do B - únicos partidos identificados com a esquerda nessa mega coligação -, têm na Câmara apenas 106 deputados num total de 513. Com a eleição do congresso mais conservador desde 1964, e dentro de um cenário em que há uma passeata por semana pedindo seu impeachment, não dá pra ficar tão surpreso com o pragmatismo que norteou as escolhas de Dilma. 

Enquanto não houver uma reforma política que evite esse tipo de composição esquizofrênica, os minutos de TV na campanha eleitoral e a governabilidade continuarão influenciando decisivamente na composição dos governos.

De qualquer forma, presidenta, não há governabilidade nesse mundo que justifique um George Hilton.