terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Estudantes de Goiás no reino do jornalismo chapa-branca

Com 13 a 16 anos, os estudantes secundaristas de Goiás se mobilizam contra o plano do governo estadual para a escola pública – leia-se entregá-la à administração privada e à Polícia Militar. Houve caminhadas, manifestações e ocupações das escolas; quer dizer, quando são ignorados sobre decisões fundamentais para suas vidas, os cidadãos buscam outras formas de expressar suas opiniões, a necessidade de serem envolvidos no processos decisórios e a lista é longa.

Mas as pessoas continuam descobrindo que suas opiniões não contam se não forem precedidas por muito dinheiro, corroboradas por atravessadores de políticas públicas, funcionalismo pau-mandado, oportunistas e parasitas de toda ordem. Se as opiniões buscam mudanças e indicam clareza sobre o mundo, nesse caso, o pau come. Cacetete, desculpas oficiais e enrolações burocráticas serão a resposta. E mais cacetete, pra deixar claro que quando o protesto conta realmente, a proibição é regra, assim como a punição aos participantes.

A imprensa de releases constrói a narrativa da baderna e da violência, e estamos conversados. Assunto encerrado, não existe mais.
 
 Matéria completa e vídeos