terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Juiz Moro – chamem os Mythbusters!

Moçada “de bem”, famílias com-deus-pela-liberdade-e-a-volta-do-Festa-Baile-na-TV, o povo que “parabeniza” online em espaço de comentários, que compartilha frase de Chico Xavier enquanto aplaude a polícia militar e tenta negociar uma boquinha para o filho – tava todo mundo meio sem herói, afinal, Joaquim Barbosa não se candidatou a rei nem a chefe da Liga da Justiça.

Mas agora, tudo mudou! A revista Americas Quarterly criou esta capa e muito frisson entre os leitores da revista Veja e alguns colunistas da Fôulha (Estadão, O Globo, Gazeta do Povo, Diário Catarinense etc. etc. etc. ...).

Tá?! A Folha frisa: “revista dos EUA põe juiz Moro entre os 'caça-corruptos' da América Latina”. Dos EUA, vejam bem! Óóóóhhhhhhh! O fundador da revista, Christopher Sabatini, profe na Universidade de Columbia, colabora com o Instituto Millenium – aquele que tem como estrela FHC (ele mesmo integrante do conselho editorial da tal revista), que conta com Henrique Meirelles, Hélio Beltrão, Gustavo Franco, Rodrigo Constantino e grande elenco como “fundadores e curadores”, que tem como mantededores Jorge Gerdau, Nelson Sirotsky (presidente da RBS), João Roberto Marinho, Ricardo Diniz e por aí vai. 

Bem, cada um se filia às ideias que quiser, cada um tem o direito de defender suas verdades, de se agrupar como e com quem desejar. Até aí, joia. O problema aparece quando essas ligações deixam de ser explicitadas, dando a impressão que não se relacionam. Assim, criam-se e transmitem-se imagens como a do juiz Sergio Moro sendo o paladino da probidade, independente, apartidário, limpo, guiado apenas por seu amor à lisura, à justiça e à toalhinha de crochê sob o vaso de violetas.

Seja como for, a rede de criação, transmissão e fixação de determinadas imagens e desinformação está posta e trabalhando. Dia a dia, martelando, dando a impressão de divulgação pura e simples de fatos, só isso. Tem quem engula...

Lembrando, juiz Moro é este aqui, chapa do João Dória Jr.:




E o João Dória? É este, todo trabalhado no mundo empresarial – “não sou político, sou administrador e rico” –, atualmente, cheio dos brios, chamando na chincha seus adversários, dando uma de engraçadão, mostrando que é cu-e-calça com o juiz Moro e fazendo a alegria do revoltadão on line (que afirma “este me representa! Quero parabenizar o empresário João Dória blablablá”):
 

MAS... vai daí que ele é o mesmo sujeito que:
  
Pôxa... não tá ornando muito com toda aquela honestidade pela qual dobram os sinos e gralha a direita-miojão, né? Além do que, tá estragando aquela capa tão gringa e tão ryka com o amigão Moro! Justo agora que a gente tinha um juiz pra chamar de nosso!

Então, juiz Moro caçador de corruptos, amigão da honestidade e apartidário?